Quem adia o dentista durante anos raramente o faz por descuido. Faz porque associou o consultório a uma sensação específica: não ter controle, ser surpreendido, sentir dor sem poder dizer nada. Essa memória fica guardada com bastante detalhe, mesmo quando já passaram dez ou vinte anos.
O que costuma estar por trás
Nos relatos que ouvimos em consulta, três coisas aparecem sempre.
A primeira e não saber o que vai acontecer. Quando o paciente não entende o que o profissional esta a fazer e para onde o tratamento vai, cada passo se torna uma ameaça possível.
A segunda e ter sido tratado como um objeto. Um atendimento em que ninguém explica nada, em que se fala com o paciente como se ele não estivesse ali, deixa uma marca mais duradoura do que qualquer procedimento.
A terceira e a vergonha. Quem passou muito tempo sem consulta imagina que vai ser julgado pelo estado da boca, e adia para não enfrentar esse julgamento.
O que muda num atendimento que considera isso
A consulta deixa de ser um monologo técnico. Combinamos antes um gesto que para tudo, explicamos cada passo antes de o fazer e mostramos o diagnóstico na imagem, para que a pessoa veja o que nos vemos. Não há vergonha a gerir, porque a conversa não é sobre culpa, e sim sobre o que fazer a partir de agora.
Também vale dizer o que não se faz: não se começa tratamento no dia da avaliação sem a pessoa ter lido o plano. Ninguém decide no meio de uma sala de exame algo com aquele peso. Decide-se em casa, com o papel na mão.
Uma coisa prática
Se você esta neste caso, escreva isso na primeira mensagem. Uma frase como tenho medo, não vou ao dentista há alguns anos e já chega. Muda a forma como a consulta e conduzida, e e informação clínica útil, não uma confissão.
Este texto explica um padrão comum e não avalia casos individuais.
Este texto respondeu a sua dúvida?
Se ficou algo por esclarecer, escreva no formulário. Respondemos em até 48 horas e, se for um caso que precise de exame, dizemos isso diretamente.